Lula Sanciona Lei que Institui Programa Pé-de-Meia, Oferecendo Incentivo Financeiro para Estudantes do 3º Ano do Ensino Médio no Enem

Nesta terça-feira (16), o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou uma iniciativa significativa para os estudantes do 3º ano do ensino médio. Cerca de metade dos estudantes concluintes em 2023 não participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com dados do Ministério da Educação.
 


Durante coletiva de imprensa para apresentar os resultados do Enem 2023, o ministro informou que o presidente
Luiz Inácio Lula da Silva sancionará a lei que estabelece o programa Pé-de-Meia. Essa iniciativa visa criar uma espécie de bolsa-poupança para apoiar financeiramente estudantes de baixa renda durante todo o ensino médio. O programa também incluirá um incentivo financeiro para os jovens que participarem do Enem.


"Vai ser uma forma de estimular o jovem regular do ensino médio que vai receber esse auxílio financeiro nos 3 anos do ensino médio, mas, no último ano, no 3º ano, ele vai receber um percentual, um valor para fazer a prova do Enem", explicou o ministro.

O objetivo é motivar os estudantes a participarem do Enem, destacando que não há custos para eles e ressaltando a oportunidade de acessar o ensino superior. Santana também mencionou a necessidade de entender os motivos pelos quais muitos estudantes inscritos não compareceram para realizar a prova, buscando soluções em conjunto com as redes de ensino em cada estado.


A lei, que cria o programa Pé-de-Meia, representa um esforço significativo para incentivar a participação dos estudantes no Enem e promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.

Postar um comentário

0 Comentários