Durante coletiva de imprensa para apresentar os resultados do Enem 2023, o ministro informou que o presidente
Luiz Inácio Lula da Silva sancionará a lei que estabelece o programa Pé-de-Meia. Essa iniciativa visa criar uma espécie de bolsa-poupança para apoiar financeiramente estudantes de baixa renda durante todo o ensino médio. O programa também incluirá um incentivo financeiro para os jovens que participarem do Enem.
"Vai ser uma forma de estimular o jovem regular do ensino médio que vai receber esse auxílio financeiro nos 3 anos do ensino médio, mas, no último ano, no 3º ano, ele vai receber um percentual, um valor para fazer a prova do Enem", explicou o ministro.
O objetivo é motivar os estudantes a participarem do Enem, destacando que não há custos para eles e ressaltando a oportunidade de acessar o ensino superior. Santana também mencionou a necessidade de entender os motivos pelos quais muitos estudantes inscritos não compareceram para realizar a prova, buscando soluções em conjunto com as redes de ensino em cada estado.
A lei, que cria o programa Pé-de-Meia, representa um esforço significativo para incentivar a participação dos estudantes no Enem e promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.
0 Comentários