Nova Subvariante JN 2.5 da Covid-19 é Identificada em Mato Grosso: Primeiro Caso no Brasil

 A Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso anunciou a identificação de uma nova subvariante da Covid-19 no estado, denominada JN 2.5. Este é o primeiro registro no Brasil dessa nova cepa, uma variação da ômicron, de acordo com informações da Secretaria de Saúde.


A pesquisa, realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro, selecionou e sequenciou 15 amostras positivas para Covid-19 nos municípios de Cuiabá (8) e Várzea Grande (7). Quatro mulheres tiveram resultados positivos para a subvariante, sendo que três delas foram hospitalizadas, receberam alta médica e estão em isolamento domiciliar. A quarta paciente, que tinha Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), faleceu, e o óbito está sob investigação pela vigilância epidemiológica local.


A superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, destacou a importância de não criar pânico, mas de manter a atenção aos sintomas gripais. Ela enfatizou a necessidade do uso de máscara em casos de gripe ou resfriado, além da importância da higienização das mãos e da vacinação contra o coronavírus.


A subvariante JN 2.5 já foi identificada em outros países, incluindo Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido. O Brasil agora integra a lista de nações que reportaram casos dessa nova cepa, ressaltando a importância contínua das medidas preventivas e da vigilância epidemiológica.






Postar um comentário

0 Comentários